SOBRE
A Associação Juvenil Visiunarte de Viseu tem como principal objetivo elaborar peças de teatro musicais e ensinar os seus alunos a atingir os seus objetivos artísticos nas artes performativas (teatro e dança). Para além do seu objetivo primário, visa também incluir jovens em situações de risco social e económico através de projetos artísticos gratuitos ou a baixo custo. Fundada em 2016, a associação também trabalha com jovens portadores de deficiência, famílias de risco e jovens emigrantes em situações precárias. Neste momento, conta com três turmas e mais de 65 associados.
A Visiunarte é amplamente reconhecida em Viseu pelo seu trabalho solidário, incluindo a doação de receitas de bilheteira para instituições como a APPDA, a GRUMAPA e os Bombeiros Voluntários de Viseu. Também anima eventos locais, organiza flashmobs e apresenta peças temáticas em escolas.
Em 2020, durante a pandemia, a associação foi premiada como Associação Cultural do Ano pela revista Anim'arte-GICAV. Neste periodo, privada da realização das suas atividades habituais, desenvolveu um projeto de escrita de um livro, envolvendo os jovens da Associação.
Em 2023, publicou este livro, denominado “Os sonhos que voltámos a viver” e apresentou a sua peça “O Rei do Espetáculo” no programa Dois às Dez da TVI.
Em 2025 realizou, em parceria com a produtora Toca do Lobo, uma curta-metragem inspirada no livro que escreveu.
Esta Associação proporciona um caminho de sucesso e formação para muitos jovens através do teatro e da dança.

