top of page

Novo conceito de aulas- Ensino à distância- Pandemia Covid 19

A pandemia covid 19 trouxe inúmeras consequências que afetaram todos os níveis da vida em sociedade.

O ensino à distância é a nova realidade dos estudantes. Inicialmente, não pensei que a situação se tornasse tão dramática como se revelou, nunca pensei que estaríamos isolados em casa sem qualquer tipo de contacto social.

A pandemia fez-nos perceber que a escola não é obrigatoriamente física, podemos estudar e aprender em qualquer sítio, no entanto, este tipo de ensino será eficaz? O foco deveria estar direcionado para a aprendizagem, mas eu sinto que os professores estão mais preocupados em ensinar, o que não significa aprender. A nossa aprendizagem está comprometida sendo que maior parte da matéria é dada mas não é absorvida. Isto faz-me questionar se os alunos têm a voz que julgavam ter e se têm a devida atenção. Penso que a perda de contacto físico afeta a comunicação de forma significativa, contribuindo assim para situações de pressão que podem afetar o nosso bem estar e o desempenho enquanto alunos. Sinto que a adaptação é diferente de pessoa para pessoa, tenho colegas que estão relativamente bem perante esta situação e outros que estão com maiores dificuldades. Apesar destes aspetos negativos, sinto que temos a oportunidade de organizarmos melhor o estudo, assim como passar mais tempo com a nossa família, já que estamos em confinamento no mesmo espaço.

Com isto, podemos concluir que apesar dos prós e contras, aulas online são a solução apresentada para continuarmos o nosso percurso académico durante a pandemia, mas que na minha opinião, não são uma solução que tenha em consideração e há múltiplos aspetos que poderiam ser melhorados


Autora: Carolina Paíga



65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page