Cozinha - uma arte não reconhecida pela cultura

Cozinha, uma arte que nem todos sabem apreciar. Para muitos apenas serve para uma celebração, um dia especial ou até para uma enfadonha reunião de trabalho, mas a história de um prato, a sua confeção vai muito mais além daquilo que muitos possam imaginar.

As opiniões diferem entre nós cozinheiros e colegas de profissão sobre o que é ou não é a cozinha, alguns veem apenas como um sustento, outros como uma arte a partilhar a ser degustada e criticada para ser sempre melhorada. Tal é a opinião daquele que vos escreve, não só podemos sempre melhorar alguma coisa na cozinha como devemos, pois, é uma das áreas que está em constante desenvolvimento e onde temos liberdade criativa para vislumbrar aqueles que nos visitam.

Vou-vos levar agora ao “backstage” da cozinha. Não há margem para erro, para a vossa refeição chegar à mesa a partir do momento que a pedem e que o pedido entra na cozinha há toda uma história por detrás da mesma, tal como acontece nas primorosas apresentações da nossa estimada associação Visiunarte, ou noutro espetáculo; o vosso prato foi pensado, testado, provado, refeito, alterado, provado de novo e aí sim entrou para a carta para vossa degustação, um prato que provavelmente terá seis a dez elementos que demora o seu tempo a empratar para chegar à mesa do cliente no seu estado sublime.

Isto, caríssimos leitores, é arte que tal como eu disse no princípio nem sempre é reconhecida por todos, com isto não quero transmitir a ideia de que a cozinha só tem arte nos pratos elaborados, muito pelo contrário, a maioria das vezes a simplicidade da gastronomia eleva-se de tal forma a engrandecer o que há de melhor nos pratos quotidianos e aí está a verdadeira magia e a verdadeira arte da cozinha!

Tudo isto só é possível com uma equipa sólida e unida a trabalhar em conjunto se todos remarmos para levar o barco a bom porto, em qualquer que seja o trabalho o sucesso estará garantido.

E se os apoios à arte já são escassos, a cozinha que por muitos não é de todo considerada arte, sofreu de igual forma ou mais com as dificuldades da pandemia covid 19, os bloqueios do sistema, burocracia, falta de respostas e, sobretudo, atrasos de meses na chegada dos apoios. Alguns restaurantes já começaram a fechar definitivamente, outros avisam que estão no limite, é preciso apoiar a restauração para que também se possa servir o cliente da melhor forma possível.


Autor: Cozinheiro e membro da associação Visiunarte - Ricardo Rodrigues


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo