ACREDITA!
- Visiunarte Ateliês
- 20 de mar.
- 4 min de leitura
Graças a esta enorme equipa, VISIUNARTE, eu acreditei na palavra ACREDITAR!
Antes de me conheceres, acreditas em sonhos?
Olá!
Chamo-me João Pereira, nascido em 1990 e qualquer coisa …
Sou um recém-chegado a esta ENORME equipa. Um sonho alcançado com bastantes obstáculos, sofrimento e acima de tudo muita vontade de VIVER.
Desde criança que sempre gostei de teatro, cinema e representar. Tive algumas oportunidades de estudar teatro, contudo, derivado a uma infância pouco acrescida, também por atitudes imaturas, não aproveitei as oportunidades que me foram dadas. Representei posteriormente, apresentei espetáculos escolares, mas nunca deixei de sonhar!
"Já foste à lua no teu foguetão, e conseguiste tirar uma foto à terra com o teu telemóvel?" Acho que todos tivemos sonhos disparatados, mas não são impossíveis.
É possível tomar banho num chuveiro? Claro que sim! Fala uma pessoa que tomou banho numa bacia. Meramente não tinha uma casa de banho com condições mínimas. Achas que me orgulho? Claro que não! Naquela altura, não foi fácil, mas se os meus pais não tinham condições financeiras, nada custa ir à luta e sonhar que é possível realizar sonhos impossíveis! Claro que não serei o único ser vivo a ter só sonhos, já tive vários pesadelos, como, perda do meu pai, ou até mesmo de um irmão.
É fácil viver com ataques epiléticos, bebendo bebidas alcoólicas constantemente? Fala a voz imatura, que era! Um adolescente que não aceitava a realidade. Não estaria disponível a ouvir opiniões alheias e meramente só olhava para o próprio umbigo!
Não podes deixar que o passado afete o teu futuro, pois, o passado é passado! Se viveres “lá atrás”, nunca irás viver o agora, assim como realizar os teus sonhos.
É fácil trabalhar desde a meia noite até às 5/6h da madrugada e partir de tal, ires até Coimbra com o teu pai para tratamentos, sabendo que estava com uma doença? Não! Mas é a tua obrigação, pois é o teu pai, e o mínimo que tens que fazer é: TUDO PELOS TEUS! Assim como os mesmos tomaram conta de ti, enquanto eras uma mera flor nesta floresta enorme chamada, planeta Terra.
Quando cresces, a vida, dá o que se chama, "lei do retorno". É a tua vez de retribuíres, a quem te deu tudo de melhor, a tua melhor parte. Contudo, nesta pequena vida, achas que não tive pensamentos negativos, para cometer loucuras? Todos nós temos limites. Mas o que irá mudar? NADA! Só iremos causar mais dor a quem já tem dores daqui até marte. Não tenho vergonha nenhuma em dizer que andei no mundo das drogas. Com tudo o que já passei nesta vida, ausentar-me da realidade era uma mera solução... Mas fugir da realidade irá resolver os problemas ou, irá causar ainda mais problemas?
Hoje-em-dia, noto nos jovens, que o que compensa mais, é fugir da realidade, do que encarar os problemas de frente. Têm medo do amanhã, ou até mesmo do hoje, de procurar estabilidade, procurar objetivos. Não tenho vergonha do meu passado, nos mundos que eu já vivi. Mas fui Homem, para dizer “basta” e assumir os erros que fiz e o cobarde que era para enfrentar a minha família para contar no mundo que eu vivia.
RESUMO:
Luta, acredita e sonha. Acredita que é possível, realizar os impossíveis. Achas que sempre gostei da minha pessoa? Não. Mas senão gostar de mim, quem irá gostar? Não tenhas vergonha da tua pessoa, do teu olhar, da tua forma de sorrir, de conviver, chorar. Todos temos etapas melhores e piores, mas o que adianta isolar? Posso não ser a melhor pessoa deste planeta para compartilhar tal coisa, mas aprendi que, se desabafares e transmitires o que sentes, o teu interior ficará mais leve e mais livre. A tua forma de sorrir ficará mais aberta, mais alegre e mais consciente da tua vivência. O que adianta ficar preso a um passado se a vida só tem um sentido? -> Não tenhas medo de gritar, de sonhar, mas acima de tudo, aceita o teu EU interior. Podes ter passado e vivido as piores coisas da tua vida, sem lutares, nunca irás alcançar. Não fiques de braços cruzados na esperança que as coisas venham ter contigo. Não olhes a chuva a cair, aprecia a chuva. Não tenhas medo da opinião alheia, haverá sempre alguém para te julgar. Mais cedo ou mais tarde, o bem irá aparecer na tua vida, e só irás apreciar. A borboleta, nasce como uma larva.
Seja quem tu quem fores: nacionalidade, cor, sexualidade, religião, tu mereces ser feliz!
Acredita na palavra: acreditar.
Obrigado Visiunarte!
João Pereira
O João é um aluno da Visiunarte da turma sénior, que decidiu dar-se a oportunidade de tentar o teatro novamente e está a descobrir um talento imenso, junto dos seus colegas. Nunca é tarde para sonhar e tal como o João também tu o podes fazer. Não é quem fomos que decide o agora, mas sim o que queremos fazer AGORA. E nós estamos muito orgulhosos do processo do João e da forma que como a sua história, apesar de conturbada, pode servir de inspiração para alguém que HOJE possa estar a passar por algo semelhante. Obrigado João por falares sem tabus de um assunto que te é tão intimo, somente com a intenção de poder ajudar alguém.

Foto de João na nossa peça Hercules
Comentarios