O teatro aos olhos das crianças
- Visiunarte Ateliês
- 10 de out.
- 4 min de leitura
O teatro. O palco que tem unido gerações, que tem criado memórias, magia, ultrapassado limites e medos. Luzes, palco, falas, músicas, danças, entre tantas outras formas de expressão e criação. O teatro que nos desafia. E que desafios tem ele criado.
De todos os desafios que o teatro (isto é, o Visiunarte) me tem dado, o maior terá começado há pouco menos de dois anos quando me desafiaram a pegar num grupo de crianças e fazer teatro com elas. Trabalhei com crianças alguns anos, dei aulas de teatro na Universidade Sénior de Vouzela, encenei algumas outras peças, mas... crianças? Que desafio!
Primeiro tive que voltar a re-inventar-me, mudar algumas formas de trabalho, adaptá-las. Aprender com os tempos deles, com as realidades deles. Aprender que é importante perder tempo para depois o ganhar. Mas de entre tantos desafios, fomos caminhando: eu aprendendo com eles e eles a aprenderem comigo. A minha principal missão, ao longo deste tempo, tem sido maior que ensinar-lhes teatro. Tem sido o desafio de os levar a um patamar maior de respeito, de espaço, de união e trabalho em equipa. Não interessa sermos o melhor se todo o grupo falha. E num plano atual daquilo que é a humanidade, quero muito acreditar que essa lição, a da solidariedade, compreensão e cooperação tem sido bem assimilada por eles.
Mas hoje não se trata de mim, mas daquilo que o teatro tem significado na vida deles. Pedi-lhes que me descrevessem o que é o teatro para eles e, entre as suas vidas ocupadas e atarefadas de crianças de idades entre os 4 e os 10 anos, eis aquilo que para eles é o teatro (e o Visiunarte).
“O que é o teatro? O teatro é a arte de representar a vida. Para mim o teatro é união. O teatro é amor, diversão, magia e companhia. O teatro é drama e tragédia!!! O teatro é rigor e improviso. O teatro é liberdade. O teatro é cantar, dançar, representar e animar o público. O teatro é família.” (Matilde, 7 anos)
“Para mim o teatro é... um lugar onde posso partilhar os meus sentimentos. No teatro não tenho vergonha de mostrar quem sou. Gosto muito de representar e viver outras personagens (pessoas diferentes de mim). Graças ao professor Ismael consegui ultrapassar a vergonha e outras dificuldades como auto-confiança.” (José, 10 anos)
“Para mim o teatro é estar em conjunto, eu sinto-me feliz por estar no teatro, com todos os que me acompanham. Eu gosto do teatro e nunca o vou esquecer, mesmo que eu tenha 18 ou 19 anos, eu vou estar sempre presente com o Ismael a ajudar ou qualquer outro professor de teatro. Teatro é ser amigo das pessoas, mesmo que tenham as suas doenças ou os seus problemas, eu estarei sempre no Teatro!” (Lara, 10 anos)
“Eu ando no teatro há dois anos. Escolhi o teatro porque no palco sinto-me livre e sou feliz; posso fazer várias personagens e viver vidas diferentes; divirto-me nos ensaios e nas peças; aprendo a trabalhar em equipa com os meus colegas; podemos contar histórias incríveis às pessoas que nos estão a ver; sinto muito orgulho com os aplausos das pessoas; no teatro faço muitos amigos e aprendo essas coisas todas com o melhor professor do mundo, o Ismael Sousa. O teatro ajuda-me a não ter vergonha de falar em público e a sentir-me especial. É por tudo isto que o teatro é tão importante para mim!” (Carminho, 9 anos)
“Eu no teatro gosto de ser uma personagem e de fazer novos amigos. Esses amigos podem ajudar-me a corrigir algumas coisas que eu faço menos bem. Também gosto de trabalhar em grupo e de estar em palco. O teatro ajuda-me a não ter tanta vergonha quando falo e para falar alto, mesmo na escola. O teatro pode ajudar-me também a cantar e a dançar melhor.” (Maria João, 8 anos)
“O teatro para mim é muito divertido! É um sítio onde me sinto feliz! Gosto de cantar e de brincar ao faz de conta. O que eu mais gosto é das roupas de fantasia, mas não gosto de fechar os olhos. Divirto-me muito com a minha amiga Eva e com o professor Ismael.” (Maria Luísa, 8 anos)
“Para mim o teatro é uma alegria e uma boa coisa para acalmar também. É muito divertido ensaiar as peças porque quando apresentarmos aos nossos pais vão encher-se de orgulho pelos filhos e ficam tão felizes que dão um milhão de abraços e beijinhos. As partes do teatro é primeiro um exercício de relaxamento, depois fazemos uns jogos e treinamos as falas e as músicas da peça.” (Gustavo, 10 anos)
“Para mim o teatro é amor. Para mim o teatro é esperança. Para mim o teatro é coragem. Para mim o teatro é habilidade. Para mim o teatro é bondade. Para mim o teatro é espírito de equipa. Para mim o teatro é carinho. Para mim o teatro é responsabilidade. Para mim o teatro é ser feliz. Para mim o teatro é contagiante.” (Mariana, 8 anos)
“Para mim, teatro é felicidade e, quando o faço, sinto-me livre e, nele, posso fazer o que quiser, mas com regras. O teatro dá-me asas para viver em mundos diferentes e transformar em outras personagens (pessoas). Teatro é para mim um refresco quando estou triste ou com dor de cabeça. Quando tenho aulas com o professor Ismael saio sempre diferente como se ainda estivesse a representar.” (Constança, 10 anos)
E o teatro só faz sentido, com eles, assim.

Autor: Ismael Sousa e seus alunos da turma júnior
Comentários